Sistema Solar Off Grid


O que é um sistema Off-grid?

O sistema de energia solar off-grid (sistema isolado ou sistema autônomo) tem como principal característica o “autossustento”, ou seja, é um sistema não conectado à rede elétrica, que armazena a energia solar excedente em baterias para ser utilizada quando não houver produção.








Como funciona o sistema de energia isolado off grid?

Por tratar-se de um sistema autônomo, o funcionamento ocorre à parte da rede elétrica. O sistema abastece os aparelhos domésticos e eletrônicos que utilizarão a energia de forma direta. Essa opção é principalmente utilizada em locais remotos, visto que, para muitos, é a maneira mais econômica e simples de gerar energia elétrica por conta de dificuldades na região. O sistema off grid tem seu funcionamento igual ao sistema on grid, sendo aproveitado em atividades do dia a dia como bombeamento de água, iluminação, eletrificação de cercas e muito mais. A energia solar, por ser armazenada em baterias, pode ser utilizada em dias chuvosos, nublados e durante a noite. A operação de um sistema solar off grid ocorre com o mesmo padrão de captação da luz do sol para a conversão de energia solar em energia elétrica, utilizando equipamentos como painéis solares, inversor solar, controlador de carga e baterias.








Vantagens e Desvantagens do sistema fotovoltaico on grid

Para entendermos as vantagens de um sistema fotovoltaico off grid, precisamos saber que existem diferentes vantagens entre um sistema de pequeno e de grande porte. Os de pequeno porte são caracterizados pela geração de energia em menor escala, porém ainda independentes da energia elétrica convencional, conectada à rede. Conheça algumas vantagens desse tipo de sistema: 1.Diminuição do consumo de combustíveis fósseis; 2.Aumento da disponibilidade de energia; 3.Redução de custos; Enquanto isso, há vantagens também para os sistemas fotovoltaicos off grid de grande porte, como: 1.Menor dependência de combustíveis fósseis; 2.Diminuição de custos com transporte de combustíveis; 3.Menor índice de emissão de gás carbônico; 4.Redução de risco de acidentes;






Diferenças entre sistema solar on grid e off grid

Como falamos acima, existe uma diferença básica entre os dois tipos de sistemas fotovoltaicos, fazendo total diferença em seus funcionamentos. Desta forma, podemos diferenciar o sistema fotovoltaico off grid e on grid através de uma simples comparação entre os fluxos de operação, uma vez que um dos dois possui ligação com a rede elétrica de distribuição e o outro não. Sistema fotovoltaico off grid: É um sistema fotovoltaico isolado e autônomo, ou seja, não é conectado à rede e funciona por meio do abastecimento de baterias; Sistema fotovoltaico on grid: Trata-se de um sistema conectado à rede, permitindo que a energia gerada seja utilizada tanto para consumo local quanto em outro ponto da rede elétrica. Em vista disso, se você deseja ter o auxílio de um sistema que produza energia elétrica para todo o seu imóvel, a melhor opção está no sistema conectado à rede (on grid), porém, é necessário checar se não há ligação com companhias elétricas ou problemas de armazenamento.