Limpeza e Manutenção




Como deve ser realizada a limpeza dos painéis solares?

Entre os processos de manutenção dos módulos fotovoltaicos, a limpeza dos painéis é um item essencial.
Isto porque o acúmulo de sujeira pode reduzir em até 25% a eficiência energética de um painel, segundo o NREL (National Renewable Energy Laboratory – Laboratório Nacional de Energia Renovável).
Empresas de energia solar relatam perdas de até 30% em casos em que o usuário nunca realizou a limpeza dos painéis – isso em situações extremas, em locais onde há uma baixa incidência de chuvas.
Para auxiliar neste item de manutenção, e garantir a eficiência dos painéis solares, existem no mercado fotovoltaico brasileiro diversas empresas que oferecem produtos e serviços destinados à limpeza dos módulos fotovoltaicos.







Quem pode realizar a limpeza?

Em seus manuais, as fabricantes orientam que a limpeza dos painéis deve ser realizada por uma equipe treinada e que os trabalhadores devem usar EPIs (equipamento de proteção individual). No Brasil, há diversas empresas que já oferecem a instalação e/ou os equipamentos, também garantem um serviço de manutenção especializado, por um certo custo.
Por exemplo, residências com um único pavimento, o processo acaba por exigir menos equipamentos, bastando uma escada para facilitar o acesso aos painéis, um rodo com um pano úmido – em alguns casos, um extensor do cabo pode ajudar – e uma mangueira com um jato de água. Entretanto, em instalações mais complexas, feitas em locais mais altos, com dificuldade no acesso, é fundamental que a limpeza seja feita com o auxílio de profissionais especializados, com os equipamentos de segurança apropriados.





Como é feita a manutenção da placa solar?

Em comparação com outras tecnologias de geração de energia elétrica, as placas solares exigem uma manutenção simples e periódica para que seu desempenho e vida útil não sejam prejudicados. Os fornecedores do sistema podem realizar o acompanhamento, mas, em alguns casos, o próprio usuário pode realizar a limpeza por meio de instruções.
Existem três tipos de manutenções simples que podem ser feitas para manter o potencial dos painéis: a preditiva, a preventiva e a corretiva. Na manutenção preditiva, é preciso observar se as placas apresentam arranhões, rachaduras ou sinais de quebra do painel.
Já a preventiva consiste em realizar a limpeza para evitar perdas de eficiência do módulo, retirando camadas de sujeira, poeira ou folhas das árvores. A manutenção corretiva é feita pela assistência técnica da empresa fornecedora dos painéis solares. Ela é ideal para quando o usuário percebe a redução no desempenho e está tendo problemas com o sistema de energia solar fotovoltaico.