Fontes Renovaveis




O que são as energias renováveis?

As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para a produção de algum tipo de energia. Essas fontes podem ser divididas em dois grupos principais: renováveis e não-renováveis. As fontes não renováveis de energia são aquelas que poderão esgotar-se em um futuro relativamente próximo. Alguns recursos energéticos, como o petróleo, possuem seu esgotamento estimado para algumas poucas décadas, o que eleva o caráter estratégico desses elementos. Já as fontes renováveis são aquelas que têm origem natural — sol, água, vento, por exemplo —, e são encontradas em abundância na natureza, facilitando sua reposição no meio ambiente (o que não significa que sejam inesgotáveis). No entanto, o conceito de renovabilidade depende da escala temporal que é utilizado e os padrões de utilização dos recursos. Para entendermos a importância das energias originárias dessas fontes renováveis, vamos falar um pouco mais sobre as fontes mais tradicionais primeiro: as não-renováveis.







Quais são as projeções para as fontes renováveis?

Segundo o BP Energy Outlook, as projeções para as fontes renováveis, em escala mundial, são de que essas energias irão corresponder a 85% do desenvolvimento de consumo de energia até o ano de 2040, enquanto fontes como carvão e petróleo sofrerão uma redução de consumo nessa expectativa. Com isso, as fontes de energia renováveis poderão participar amplamente das medidas implantadas no Acordo de Paris, chegando a 29% de utilização, enquanto o uso de carvão poderá cair para 7% em 2040. Também, espera-se que as energias solar e eólica contem com um crescimento de 15% nos próximos 20 anos. Para projeções no Brasil, estima-se que a substituição da energia elétrica pela energia fotovoltaica ajudará a economizar 41 TWh (terawatt-hora), além de haver a substituição de chuveiros elétricos por aquecedores solares para aquecimento de água, aumentando o consumo de energia solar para 4% em 2027.




Impactos positivos no planeta ao usar a energia renovável

Um sistema fotovoltaico de 3kWp, sistema padrão para residências de médio porte, em 20 anos de funcionamento vai produzir energia renovável suficiente para evitar que 99.000 kg de CO2 sejam emitidos na atmosfera, o que é equivalente a plantar 320 árvores ou tirar 100 carros da estrada. A garantia do seu gerador de energia limpa e renovável é de 25 anos, mas se bem cuidado pode durar até 40 anos!