Sistema de Aquecimento Solar de Água




Energia Solar para aquecimento de água

O aquecedor de água com energia solar é a melhor maneira de economizar energia elétrica (e dinheiro) e ainda assim ter a água sempre quente no chuveiro ou torneira, pois o processo de aquecimento ocorre por meio do calor do sol, que é uma fonte de energia gratuita e que não prejudica o meio ambiente.







Utilização da energia solar térmica

A energia solar térmica consiste na utilização do calor emitido pelo sol para o aquecimento de outras superfícies, como, por exemplo, a água.Esse método, que também é chamado de energia termossolar ou fototérmica, utiliza estruturas capazes de captar e absorver o calor do sol, transferindo-o para outros fins por meio de tubulações a vácuo. Além de ser sustentável, essa é uma maneira altamente eficiente de garantir água aquecida sem o uso de eletricidade. Soluções termossolares podem ser aplicadas em indústrias e grandes pólos de produção. Mas suas aplicações não se limitam a essas, elas também podem ser aplicadas em residências, funcionando no aquecimento de piscinas, chuveiros e torneiras. Entenda os detalhes de como ela funciona em cada aplicação abaixo.








Como funciona o sistema de aquecimento de água com energia solar?

De uma maneira simples, o sistema de aquecimento de água pela energia solar é composto pelos coletores solares (placas) e o reservatório térmico (Boiler).A responsabilidade pela absorção da radiação solar é das placas. O calor solar que é captado por elas é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.Também chamado de Boiler, o reservatório térmico, é o local onde fica armazenada a água aquecida. Ele consiste em cilindros de cobre, polipropileno ou inox que são isolados de maneira térmica com poliuretano expandido sem CFC, mas eles não agridem a camada de ozônio. A água é conservada aquecida até que seja consumida.No coletor solar, os raios atravessam o vidro da tampa do coletor e eles irão esquentar as aletas que são feitas de cobre ou alumínio e pintadas com uma tinta especial e escura que ajuda a realizar a absorção máxima da radiação solar.O calor então cruza as aletas para os tubos (serpentina) que geralmente são fabricadas em cobre. Depois disso, a água que está no interior da serpentina esquenta e vai parar diretamente no reservatório do sistema de aquecimento de água.A função do reservatório térmico no sistema de aquecimento solar residencial é como uma caixa d'água. Ela é a responsável por fazer com que a água armazenada fique sempre quente no aquecedor solar.